terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aluna pergunta, Gaulia* responde

         Luiz Antônio Gaulia*.
Jornalista e publicitário. Mestrando em Comunicação Social, Cultura de Massa e Representações Sociais pela PUC RJ. Professor convidado, em 2009, pela ESPM na Pós Graduação de Comunicação Integrada com a disciplina Comunicação e Desenvolvimento. Professor convidado, em 2008, pela Faculdade Prudente de Morais (Itú-SP) na Pós Graduação de Comunicação com a disciplina Ferramentas de Marketing.Especialista em Comunicação Empresarial pela University of Syracuse (NY) e ABERJE (SP). Pós-graduado em Marketing e Comunicação Jornalística.




* No ambiente empresarial, o que é comunicação?
No ambiente empresarial, assim como em qualquer organização humana a comunicação é antes de tudo sinônimo de relacionamento, interação. Capacidade de ação conjunta, de diálogo e colaboração. Comunicar neste caso não é informar (entregar dados) – mas possibilitar o contato, o entendimento, a compreensão das opiniões alheias. Comunicação é a construção de pontes entre pessoas que pensam de maneira diferente.

* Qual o papel da comunicação corporativa?
A comunicação corporativa ganha cada vez mais destaque no cenário empresarial: ela é a base que sustenta a reputação da marca, organiza processos relacionais. Utilizada de maneira estruturada e estratégica ela é uma alavanca de geração de valor.

* O departamento de marketing é importante numa grande empresa? Por qual razão?
"Fazer mercado" é uma premissa importante, mantê-lo e expandi-lo pode ser a meta, o objetivo. As ferramentas do marketing são, desta forma, primordiais numa empresa. O marketing é a disciplina que pode permitir a diferenciação de um serviço do outro, de um produto. Na conquista de vantagens competitivas e no encantamento dos clientes.

          

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